A "gamificação" da sociedade

15:23

Facebook, Smartfones, Tablet's, Calculadoras, TV's, Videogames, o que essas coisas tem em comum? Podemos dizer que eles foram criados a partir da evolução da tecnologia, mas, existe algo mais profundo, que faz com que queremos ficar cada vez mais perto deles: os jogos, ou melhor dizendo, a sensação de recompensa que eles podem nos proporcionar.

Não importa o celular, sempre vai existir um jogo nele.
Podemos dizer que isso começou com a febre dos jogos mais "fáceis", ou jogos casuais, começou com o orkut, com jogos como fazenda feliz, onde você executava tarefas, em um terminado período de tempo, e era limitado por três principais aspectos: o dinheiro, tempo, e amigos.

Centenas de horas perdidas no Cafémania, bons tempos...
As transações  feitas nesses jogos geralmente era por dinheiro real, para compras moedas virtuais, ou itens especiais ou raros. O tempo era um limitador essencial para o sistema de monetização funcionar, onde geralmente o usuário após um X numero de ações, tinha que esperar um determinado tempo(ou comprar mais "jogadas") para continuarem a experiência. Agora, caso não quisesse gastar seu suado dinheirinho, mas não queria ficar 30 minutos para jogar mais uma vez, surgiu o modelo de pedir ajuda aos seus amigos, (quem nunca recebeu uma solicitação de jogos de Facebook, hein?)

Tira. Põe. Deixa ficar...
Mas, por que esses jogos faziam tanto sucesso, se eles eram simples e até repetitivos algumas vezes? A resposta esta no primeiro paragrafo, a recompensa, ou a sensação que eles nos dá. Esses jogos dão uma recompensa aos jogadores de forma rápida(completando uma missão ou passando de nível), e faz o fator de awesomeness (ou fator Medição de Peru, como é conhecido popularmente) aumentar significativamente. O PS3 e o Xbox-360 criaram respectivamente os troféus e as conquistas(ou achievement) para aumentar a rixa entre os players a buscarem cada vez mais coisas nos jogos.

Plim...
Atualmente o sucessor do Xbox-360, o Xbox One(XONE), aprimorou esse sistema de conquistas deixando de se restringir aos jogos para criar bonificar o usuário em diversas coisas, como dar uma conquista ao jogador entrar no Netflix, ou assistir X vezes algo com o XONE "conectado" a ele. 

Conquista vale a pena ver de novo: assista uma novela da globo inteira duas vezes.
Com a gamificação para vez mais próxima do nosso cotidiano, não me surpreenderia de que daqui a alguns anos, os novos empreendedores ou gerentes utilizarem esse recurso para aumentar a produtividade de seus funcionários, por falar nisso, vou jogar um pouco.... E para vocês que chegaram até aqui, um presente para vocês.
Congratulations.

~ Touru

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