E agora SM Entertainment?

09:26

Antes de ler: Nenhuma informação que está colocada aqui é a informação definitiva. A opinião descrita nesse post não é a opinião do blog e sim da Mands (que levará as devidas consequências se cabíveis). Se gostar divulgue!


Que esse ano anda sendo bem conturbado para os fãs de k-pop todos aqui já sabem. Resumindo, é documentário que nos mostram coisas que nós já sabíamos, mas achávamos que era mentira (Nine Muses), são os acidentes que andam acontecendo, levando embora nossos idols (#prayforLadiesCode)...Mas o boom recente tem sido o grande número de saídas e processos acontecendo, envolvendo uma certa companhia que nós conhecemos bem... 

A S.M.ENTERTAINMENT é uma das maiores companhias de entretenimento da Asia, isso mesmo leitores, ela tem atuação nos maiores artistas asiáticos que conhecemos e possui muita influência em países como Japão, China e obviamente Coréia do Sul. Responsável por artistas como: Girls' Generation, Super Junior, BoA, SHINee, DBSK, f(x), EXO, Shinhwa (1998–2003) entre vários outros grupos sul coreanos; Além disso, a empresa também possui um dedinho nos seguintes artistas japoneses (eu fiquei pasma só pelo fato de conhecer esses artistas há mais tempo): Namie Amuro, Ayumi Hamasaki, Arashi e KAT-TUN.

Nota da Chii: Pra quem não sabe, a SM Entertainment é uma das grandes (senão a maior) responsável pela Avex Group, que tem um canal no Youtube que divulga artistas japoneses, entre eles, os citados pela Mands, mas a lista é gigantesca!


É também responsável por diversos escândalos e polêmicas envolvendo o nome da empresa, o que nos faz repensar como essa empresa trata os seus artistas. Mais recentemente vimos Kris do EXO processar a empresa, Sulli do f(x) afastou-se de suas atividades com o grupo, Jessica das Girls' Generation foi demitida e agora LuHan do EXO entrou com um processo para também deixar o grupo. - Lembrando que os casos de Jessica e LuHan aconteceram quase que simultaneamente (em um espaço de 10 dias). A empresa que já é conhecida pelos hábitos desumanos que tem com seus artistas, ultimamente tem tomado atitudes que nos surpreenderam; Mas perder quatro membros populares em menos de um ano é algo que acende um alerta na cabeça dos fãs, dos especialistas nesse meio, e até mesmo nos próprios artistas. 

Logo após a saída de Jessica Jung... HUEHUEHUE BR BR 
Calma aê, Mands! Eles são desumanos e ninguém faz nada? Pelo que pude entender vendo o documentário do Nine Muses (procurem na internet, feita pela BBC e exibida em 2013), as empresas propõem contratos com seus trainees e se eles conseguem debutar, vão ganhando pequenas regalias com a companhia. Teoricamente quando eles debutam e trazem lucro, começam a ter mais liberdade. Só que isso é uma suposição e pode ser o que tenha levado Kris, Luhan, Hangeng (ex Super Junior), Jaejoong, Yoochun e Junsu (ex DBSK atual JYJ), seja que a SM não tenha de fato "afrouxado" com eles e sim cobrado mais e mais, comprometendo sua saúde e seu tempo com a família - isso tudo sem receber os devidos lucros pelo esforço. Aliás, quando a situação chega ao extremo de quebrar o contrato, a companhia acaba perdendo dinheiro.

É fácil entender: A linha azul que está indo pra baixo mostram as ações da empresa em um ano pra cá. A maior queda foi na saída do Kris e depois na saída da Jessica. Despencou com a saída do LuHan. Se a empresa não lucra com ações, acionistas não ganham dinheiro e se acionistas perdem dinheiro... A coisa fica um tanto quanto complicada para alguém (CEO).

Para quem não entende, quando empresas do tipo da SM (YG, JYP, PLEDIS...) são processadas, perdem artistas... Suas ações na bolsa de valores caem catastroficamente e isso também coloca a sua credibilidade na berlinda. A nossa querida SM que já tinha suas ações caindo com a saída de uma Girl Generation...Acabaram despencando no mercado de ações e assim a YG Entertainment (BigBang, 2NE1, PSY) acabou passando à frente deles, se tornando a empresa de entretenimento que mais lucra na Coréia do Sul. E AGORA SM ENTERTAINMENT?

-------------------------------------------------------------------

Desde a saída do antigo CEO - Lee So Man, a empresa aos olhos dos fãs tem tomado atitudes bem controversas e perdendo apoio com suas declarações duvidosas, como foi feito no caso do Kris (ex EXO) em Maio. A SM novamente coloca o artista como egoísta, e eles como vítimas. As declarações levando em conta as saídas dos idols são tão encobertas pela mídia sul coreana que pouco sabemos a verdade, mas, tenho que reconhecer que a última explicação pelo fato de LuHan ter deixado a empresa antes do comeback, me fez crer em teorias da conspiração contra a empresa"Nós acreditamos que alguém está por trás do cenário e controlando as cordas" - Será mesmo que há um motivo maior pela saída dos idols? Outra companhia/outros planos? O motivo para acreditar nisso é o fato de Kris e LuHan estarem usando a mesma empresa de advocacia para processar a SM (que por sua vez é a mesma que cuidou do caso HanGeng em 2009, quando ele se desligou do Super Junior). Pode ser uma coincidência estranha, mas não me deixa menos curiosa sobre o caso.
Vários “E se...” aparecem na mente dos fãs, se a empresa fosse diferente, se a empresa fosse mais maleável e fugisse do padrão das outras...São milhares de perguntas. A companhia que tinha uma proposta de levar alegria aos fãs ultimamente os faz temerem pelos seus ídolos, chorarem pela condição que eles são expostos, chorarem quando um grupo acaba sofrendo este baque, acabam com uma proposta totalmente diferente daquela original.

A SM CRIOU FÃS MONSTROS!! MUHAHAHAHAHAHAHAHA! Por curiosidade resolvi ver a página deles no Facebook (SMTOWN) e em todos os post recentes, as fãs floodaram a página. Comentários como "Exo 12 We are One. Luhan Kris Luhan Kris Luhan Kris..." "Bring Jessica back" "Kris Sulli Jessica Luhan..." estão espalhados pelos comentários. (Mands do humor negro aprovou a ideia) Isso mostra como as atitudes da companhia afetam os fãs, nos afetam, e isso não são só os brasileiros e sim fãs do mundo todo - os grupos agenciados por essa empresa são muito populares no mundo todo (ainda mais com essa Onda Hallyu que anda se espalhando). E aposto que se procurar as atitudes, vão ser as mesmas nas outras mídias sociais em que eles participam. 

Concluindo: A minha opinião é muito simples: Apesar de ser uma empresa tirana e complexa, entendo o lado deles e o fato de ter contratos e blá blá, mas enquanto os Idols forem tratados dessa maneira, não posso ficar quieta. A SM está machucando pessoas que são importantes para mim (não são só os artistas). Ainda vou apoiar os artistas que gosto, estando eles em qualquer lugar. Essa admiração que tenho por eles é maior que o nome de uma empresa, vou ficar triste, porém ao mesmo tempo feliz, que eles estão seguindo seus sonhos.
 

Update!: Como se não bastasse, para acrescentar na nossa teoria de que a SM Entertainment é uma tremenda manipuladora de informações, saíram hoje na mídia, vídeos do integrante do EXO, Tao, em momentos íntimos com uma mulher misteriosa...
Vamos relembrar! Na época da saída de Kris do EXO, saiu na mídia, fotos do suposto relacionamento de Taeyeon (Girls' Generation) e Baekhyun (EXO)...
SM ENTERTAINMENT, TENTANDO ABAFAR SUAS POLÊMICAS, COM MAIS POLÊMICAS AINDA!!!! WTF

You Might Also Like

0 comentários