Big Eyes (Grandes Olhos)

14:30


Quem não sabe, na última sexta-feira (23/01), rolou aqui em São Paulo, no Cine Caixa Belas Artes, o Noitão Tim Burton, onde seria apresentado o filme Olhos Grandes (Big Eyes) antes da sua data de estréia oficial aqui no Brasil (dia 29/01), - e mais dois filmes surpresa, que seriam de acordo com o tema da sala escolhida (Eram: O Cinema dos Sonhos, Cinema Gótico e Cinema do Humor Negro) - E eu, como grande fã de Tim Burton, estive lá pra conferir!

Sinopse, por eu mesma:
Olhos Grandes é um filme que se passa nas décadas de 50 a 70 (mais ou menos isso), e fala sobre a história de uma pintora amadora (Margaret Keane), que sempre desejou viver de sua arte, mas não conseguia vender suas obras porque na época em que vivia, a sociedade era muito machista e se recusava a enxergar o talento das artistas mulheres.
Então, em uma feira de rua ela conhece um homem (Walter Keanepor quem se apaixona perdidamente (e casa-se). Ele também diz-se pintor. Os dois passam a tentar viver de arte, mas as pinturas dele não impressionam, e as dela ninguém quer comprar (por terem sido pintadas por uma mulher).
Walter deseja fama e reconhecimento, então quando alguém se interessa por uma das obras de Margaret (a obra em questão é a Big Eyes, as crianças com olhos grandes, marca registrada de Margaret), ele toma os créditos da pintura para si, e usa da sua posição na sociedade (como homem) para ganhar dinheiro às custas do trabalho da esposa, que se vê sem forças para posicionar-se contra as injustiças que o marido comete. Mas isso só no começo do filme! ;)

Opinião:
Eu acho que para alguém entender a posição de Margaret no filme, tem que compreender a época em que ela vivia. O filme mostra que para ela não é fácil ser uma mulher divorciada (com uma filha), tentando se manter sozinha. O filme mostra que na época, era difícil as mulheres se posicionarem contra os maridos para conseguirem reconhecimento. Então uma dica que eu dou é: Antes de ficar fazendo mimimi pra cima da personagem principal, é bom se colocar no lugar dela.
Enfim, é um filme baseado em fatos reais. Um tanto feminista, e bem diferente do que estamos acostumados a ver das obras de Tim Burton. Quando eu penso em Tim Burton, eu sempre penso naquela bizarrice romântica que eu sou apaixonada, e Olhos Grandes não é um desses filmes. Não achei lá essas coisas, mas vale a pena assistir, ainda mais se você gosta de bons vilões e quer ficar revoltadinho com a personagem Walter Keane, pois a atuação de Christoph Waltz está ótima!

You Might Also Like

22 comentários