Na Estante: Os 13 Porquês

16:19

Uma ação pode mudar uma vida.
Antes de te chamar para conhecer um pouco desta historia e te instigar a ao menos curiar o livro na loja mais próxima, preciso te contar umas coisas: Cada um tem um limite, e muitas vezes, o fim de tudo para uns é apenas a raiz do problema para outros.

Digo isso porque quando decidi iniciar esta leitura, minha visão era totalmente reversa a situação toda de um suicídio, principalmente quando se envolvia relatar a todos os vivos, quais foram suas gotas para transbordar este oceano. E apesar de já ter vivido momentos de depressão, dificuldades familiares em diferentes níveis, jamais levei esse assunto de bullying tão a sério; até porque a alguns anos, não tinha nome para o valentão ou a popular, que tiravam uma com a cara dos "patinhos feios" da escola.

Então eu li. E de verdade foi difícil, por inúmeras razões eu pensei em parar de me torturar daquela forma e hoje digo que valeu mais que a pena o incômodo, porque se antes eu já sabia o peso das minhas palavras e atitudes, hoje sei o dobro disso.

Agora a bola da vez está com você: Muitos que estudam ainda estão começando o ano letivo, ou a faculdade e até mesmo no trabalho e em casa - Nós precisamos lembrar que estamos cercados de outros seres humanos. Seres humanos que podem não estar nem ai para a gente, mas que devemos tentar fazer nossa parte. Meu pedido é: Evite brigas, discussões, procure ser paciente com seus pais, amigos, tente fazer amigos, se aproximar daqueles que estão se isolando - porque ao mesmo tempo que aquela pessoa pode estar querendo o espaço dela, isso pode ser alguém precisando de ajuda.

O livro te traz a história de Clay Jensen, que perdeu alguém que gostava, e esse alguém lhe deixou 13 razões para sua decisão final. Durante a leitura você se depara com diversas situações cotidianas e que muitas vezes jamais imaginamos o quanto pode ferir alguém, Jay Asher expressa bem uma mensagem que todos precisamos ouvir.

Portanto, vamos lá! Ler ou não ler?

SIIM: Completamente, caso você já tenha passado por algum momento que pensou em uma saída brusca, esse livro te mostra que sim, ainda existe esperança; Se você acha que uma história forte de ficção pode ser importante para sua vida, e se mudar e ajudar os outros é parte de você.

JAMAIS: Nem todos estão prontos para algo assim, e apesar de ser um titulo infanto-Juvenil, tratar da dor e angustia, é algo que nem todos aguentam ler - mesmo que em uma ficção - então, caso você não consiga lidar com isso ou ache o assunto desnecessário (porque infelizmente tem pessoas que pensam isso), esse livro não é para você.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Já ouvi falar muito desse livro. Parece um assunto bem interessante de se ler.

    letsgojess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Os 13 Porquês é o livro que falta na minha estante. E não sei porque eu li e não comprei, alguns motivos parecem ¨banais¨, mas quem pode julgar como certas atitudes afetam ou não as pessoas? Lendo o livro, eu só queria entrar na história, voltar no tempo e salvar a Hannah...

    ResponderExcluir